Blog

Os melhores conteúdos para Distribuidores Hospitalares

Você já parou para pensar a importância do Fluxo de Caixa?

fluxo de caixa

O Fluxo de Caixa permite prever as movimentações financeiras através da relação das entradas (receitas) e saídas (despesas) em períodos determinados.

É ele que confere ao gestor financeiro condições para se antecipar às necessidades futuras de caixa. Ao prever o problema pode decidir com calma sobre as melhores alternativas, uma promoção de vendas, negociar em melhores condições empréstimos bancários ou outra qualquer. Do mesmo modo pode haver sobra de caixa, e, a depender do período, avaliar que aplicações serão mais adequadas.

Um dos problemas mais recorrentes para a implementação do Fluxo de Caixa é a insegurança quanto às datas da efetiva liquidação dos títulos a receber quando o histórico de atrasos dos clientes é grande. São duas as soluções utilizadas, a primeira é calcular a média de dias de atrasos por cliente e alterar as datas de previsão da receita de cada título para efeito de Fluxo de Caixa. A segunda é o próprio setor de cobrança ajustar as datas de acordo com as interações com os clientes.

Você pode adotar um ou outro método, mas o importante é ter um Fluxo de Caixa e utilizá-lo diariamente. Não dispor de previsibilidade financeira é como navegar sem bússola em alto mar.

Compartilhe com seus amigos:

Deixe seu comentário: