Os desafios para as distribuidoras de produtos hospitalares são diversos, desde melhorar a gestão do estoque até garantir uma boa comunicação com seus clientes. Nesse momento, um ERP para distribuição hospitalar é a melhor alternativa.
Um ERP é um sistema de gestão empresarial, que garante a organização da operação inteira. Ou seja, ele será responsável por reunir, em um só lugar, todas as informações relevantes para otimizar a rotina da sua distribuidora. Com o ERP para distribuição hospitalar, é possível gerenciar todos os setores com rapidez e efetividade, sem deixar nenhuma “ponta solta”.
Quem atua na área, sabe que o acompanhamento da distribuidora precisa ser constante. Afinal, os produtos são específicos e, por serem hospitalares, demandam um alto controle de qualidade, principalmente quando se trata de vencimento.
Mas o armazenamento, gerenciamento e rastreamento dessas mercadorias é mais difícil do que se imagina – principalmente quando estão em grandes quantidades.
Vantagens de usar um ERP para gestão hospitalar
- Controlar os produtos do estoque
O gerenciamento da cadeia produtiva, desde o recebimento até as mãos do cliente, precisa ser uma prioridade para qualquer distribuidora. E o ERP ajuda a manter esse controle, evitando perdas financeiras – principalmente por produtos vencidos, por exemplo.
- Garantir a colaboração entre áreas
Ao gerenciar todas as áreas em um só lugar, fica mais fácil entender onde estão os gargalos para criar, rapidamente, os planos de ação para melhorias. Dessa maneira, os gestores conseguem resolver os problemas de acordo com o nível de prioridade.
- Aumentar a eficiência operacional
O Software ERP Mercantis facilita o fluxo de informações de uma organização com objetivo de otimizar a tomada de decisões dentro da empresa. Portanto, o nosso sistema oferece as melhores soluções para uma gestão de alto desempenho focada nos Distribuidores Hospitalares. Tecnologia e inovação fazem parte do nosso DNA.
- Tomar decisões baseadas em dados
O ERP para distribuição hospitalar oferece relatórios para a análise da sua operação, com filtros específicos por data ou área. Tudo de forma bastante visual e de fácil consulta. Isso facilita a tomada de decisão dos gestores, que conseguem identificar o que precisa ser otimizado.
Com essas vantagens, fica mais fácil entender a importância do ERP, certo? Mas se você ainda tem dúvidas se a sua empresa se encontra no momento ideal para contratar um ERP, clique aqui e leia mais sobre isso.
ERP X CRM: qual a diferença entre eles na distribuição hospitalar?
Com tantas siglas, é possível que você se confunda. Apesar do ERP e do CRM serem sistemas de gestão, eles atuam em áreas diferentes da sua distribuidora. Enquanto o ERP vai cuidar de toda a gestão interna, o CRM vai trabalhar com a gestão de clientes. O primeiro será mais usado pelo time de operações, enquanto o segundo será mais usado pelo time de vendas.
Ainda assim, a opção pelos dois não deve funcionar como uma troca, já que um não substitui o outro. Pelo contrário: se os dois estiverem em pleno funcionamento, a sua distribuidora terá resultados cada vez melhores. Afinal, a organização é a base de qualquer crescimento.
Se você precisa escalar sua operação mas ainda não sabe por onde começar, entre em contato conosco e conheça nosso método de implementação de ERP para distribuição hospitalar.