A Cadeia de Suprimentos, também conhecida como Supply Chain, é uma rede interligada de negócios, porem, para que funcione corretamente faz-se necessário que atue de forma coletiva, sem prejudicar de cada etapa envolvida.
Nada mais é do que a relação das atividades que envolvem os processos de compra, armazenagem, embalagem, transporte e todos os procedimentos e controles necessários até o atendimento ao cliente final nas condições adequadas.
Sua gestão envolve o planejamento dos fluxos de entrada e saída de produtos com o intuito de alcançar os objetivos da empresa, assim é possível identificar diversos pontos de atenção que poderão ser otimizados. O objetivo é sempre garantir uma cadeia mais produtiva e rápida, reduzindo os gastos e com ganhos de qualidade. Qualidade é um fator primordial!
Como muitos distribuidores falham no gerenciamento da cadeia de suprimentos por falta de planejamento listamos alguns pontos que irão auxiliá-lo:
Mapeamento da empresa: faça um diagnóstico sobre a real situação de cada etapa da cadeia. Qual o desempenho do seu negócio em relação aos concorrentes? Através do mapeamento você consegue descobrir quais aspectos tem a seu favor para ter mais poder de barganha com seus fornecedores, como preços mais baixos por exemplo. Quanto mais informações você tiver mais fácil irá identificar os pontos fortes e fracos da sua cadeia de suprimentos.
Integre as áreas da sua empresa: integrar as áreas é algo inquestionável, uma vez que a empresa não se sustenta por apenas um departamento; vendas deve estar alinhada com o financeiro e a logística para direcionar a comercialização. O Marketing precisa estar unificado com a área comercial, pois são os responsáveis pelas vendas e fidelização dos clientes.
Mantenha contato com seus fornecedores: informe aos seus parceiros fornecedores sobre as condições do seu estoque, o que gira e o que está encalhado, assim você reduzirá os problemas de excesso de saldo. Quanto mais assertivo for seu nível de estoque mais beneficiada a sua empresa será.
Use a tecnologia a seu favor: a tecnologia é estratégica, está relaciona à eficiência de toda a cadeia. Escolha um ERP especializado em seu segmento de mercado, com certeza seus processos serão mais rápidos e mais eficazes.
Uma boa gestão da cadeia de suprimentos resulta na satisfação plena de seus clientes e, como consequência, maiores lucros.
Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe e comente.
Autor(a): Ingrid Barbosa