Por definição, glosas hospitalares são os faturamentos que não foram recebidos ou que foram recusados nas organizações de saúde. Elas normalmente ocorrem por falhas de comunicação entre as distribuidoras e os convênios médicos. Para saber como reduzir as glosas na sua distribuidora hospitalar continue a leitura!
Sua origem se dá por diversas razões, um fator bem comum está relacionado as dificuldades para autorizar o pagamento das órteses, próteses e materiais especiais (OPMEs), fora as N exigências de informações que precisam estar bem documentadas para evitar qualquer brecha que possa ocasionar a glosa.
A seguir, vamos mostrar como evitar que este tipo de contratempo ocorra na sua distribuidora hospitalar, sempre fazendo o uso inteligente dos recursos que se tem à disposição no mercado atual.
Como reduzir as glosas hospitalares
Apesar de não existir uma receita exata, que as elimine totalmente, existem algumas atitudes que podem ser tomadas, que têm a função de diminuir essas falhas de comunicação entre as instituições de saúde, sempre focando em uma gestão otimizada, norteada pelas boas práticas financeiras, fiscais e administrativas.
Para atingir esse tipo de excelência, separamos 2 pontos essenciais:
Fazer uso da tecnologia
O primeiro passo é usar a tecnologia a seu favor. Portanto, é interessante buscar uma ferramenta que o ajude no controle da documentação necessária para que o processo de recebimento por parte da distribuidora aconteça sem problemas.
Dessa forma, além de promover a transparência, a quantidade de erros e desencontros de informações diminui consideravelmente, evitando as indesejadas glosas.
Acesse o nosso site e veja como podemos te ajudar a ter um maior controle, sempre usando a tecnologia a seu favor.
Invista em um sistema de gestão
Aqui reforçamos o que foi dito no primeiro tópico, ou seja: faça uso da tecnologia. Implemente uma solução sob medida na sua distribuidora hospitalar, de preferência que te atenda da seguinte forma: uma vez que o produto tenha sido imputado no sistema com status “usado”, ele passa para um outro nível de acompanhamento onde o sistema irá alertá-lo no caso de faltar alguma documentação, como por exemplo lacre ou laudo médico.
Contar com um ERP especializado na distribuição de OPME é a melhor maneira de gerenciar os contratos que estão vigentes, ou mesmo aqueles que já foram feitos.
Adotando esta solução, as glosas na sua distribuidora hospitalar irão reduzir significativamente, já que o sistema vai acusar quando algo estiver errado ou faltando, dentro daquilo que já é exigido pelas operadoras de planos de saúde.
Agora que você já entendeu a grande vantagem de usar a tecnologia para evitar as glosas, saiba que a solução ideal já existe e é utilizada por grandes distribuidoras hospitalares no Brasil. Não fique para trás, conheça o Mercantis OPME, uma solução completa e exclusiva para o distribuidor hospitalar que lida com a venda de órteses, próteses e materiais especiais.
Para conferir outros conteúdos úteis, voltados exclusivamente para melhorar a performance da sua distribuidora hospitalar acesse o nosso blog.