Com as manifestações de 2013 vimos os primeiros resultados do que a transformação digital pode fazer na sociedade, e, cinco anos depois, as eleições de 2018 não deixam mais dúvidas, já somos um país digital.
Não vou listar aqui a revolução que as novas mídias, através da internet, causou no mundo político, todos sabem. A renovação foi histórica, quem comandava o processo, como antigos caciques políticos juntos com a mídia analógica tornaram-se quase irrelevantes. A perda de credibilidade foi definitiva.
O mesmo acontece nas relações comerciais, o e-commerce é um fato, e a forma de negociar entre as empresas, o b2b, está a cada dia mais integrada diretamente, ou mediadas por integrações pelos marketplaces.
No segmento de saúde o marketplace líder de mercado, a Bionexo, já tem mais de 170 fornecedores integrados ao seu portal. Isto significa que os ERPs destas empresas pesquisam e baixam as cotações; no mesmo ambiente as propostas são elaboradas e transmitidas, e, em muitos casos, é o próprio ERP que faz as cotações sem intervenção humana. O retorno das cotações ganhas se dá da mesma forma, tudo integrado.
O marketing digital alcançou 50% da verba publicitária, em breve será predominante. O Google tornou-se o canal de mídia mais importante do país, superando a poderosa Globo. Facebook, Linkedin, YouTube, Instagran, Twiter e outros veem na esteira.
O velho e bom boca-a-boca prevalece mais do nunca, os consumidores acreditam mais em indicações de amigos, parentes, e testemunhos nos sites das empresas do que em artistas nos anúncios televisivos. A diferença é que agora o boca-a-boca é digital.
Se a sua empresa ainda não está integrada na cadeia de suprimentos de forma on line ainda dá tempo de se reposicionar, mas lembre-se, neste momento, mais e mais empresas estão participando na busca de escala, depois o espaço pode ficar reduzido.
Segue uma dica importante, verifique se o seu ERP está integrado a algum marketplace e também ao sell out dos fornecedores, caso contrário converse com o desenvolvedor a respeito, pois sua empresa pode ficar obsoleta, rapidamente.
Gostou do conteúdo? Compartilhe, curta e comente.