Quem trabalha com OPME sabe dos desafios para se obter sucesso. Para alcança-lo os processos de gestão precisam ser eficientes e eficazes.
O distribuidor lida com prazos exíguos, às vezes com urgências e emergências, mesmo assim precisa garantir que os produtos cheguem a tempo à mesa de cirurgia para que o procedimento tenha êxito.
É seu papel corresponder às expectativas de entrega nos prazos estabelecidos, sendo preciso lidar com uma logística complexa e de alto custo.
Os produtos de OPME possuem muita tecnologia incorporada e têm alto valor agregado, demandam qualidade na prestação dos serviços – como dito anteriormente- e nos produtos em si. Consultar onde determinado produto se encontra sem uma tecnologia de gestão aderente aos processos é praticamente impossível.
A rastreabilidade além de ser uma exigência da ANVISA traz vantagens operacionais. Por isso é fundamental que o seu ERP faça o controle da rastreabilidade por lote e série dos produtos usados, por exemplo.
Além disso, dentro da cadeia logística os pilares da gestão OPME são: comprar certo, na quantidade certa e pelo preço certo, diminuindo a margem de erro e redução dos custos. Ter um ERP que faça isso é estratégico para o crescimento e até mesmo para sobrevivência do empreendimento.
A comunicação também não deve ser negligenciada, é muito importante para que as etapas do processo fluam com rapidez e precisão. Já pensou em um software que disparasse automaticamente e-mails para a sua Força de Venda quando o procedimento é autorizado e quando ele é agendado? Quanto de ganho este simples procedimento traria?
Esses são apenas alguns pontos indispensáveis para uma boa gestão de uma distribuidora de OPME. Como vê, investir em um ERP aderente ao seu segmento fará toda a diferença.
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Autor(a): Ingrid Barbosa