Ter um bom sistema de gestão pode ser um divisor de águas para qualquer empresa, afinal, quem não quer reduzir os custos operacionais e otimizar processos?
No entanto, a implantação do software, se mal conduzida, pode influenciar de forma inadequada o ambiente corporativo e impactar negativamente no clima organizacional. Tão conhecidos quanto os casos de sucesso são os “casos de insucesso” de empresas que, por escolhas erradas, acabaram investindo muito mais do que o previsto em tempo e dinheiro, e nunca colheram os resultados esperados.
Assim, antes de decidir por um ERP é preciso cumprir algumas etapas importantes. Neste artigo chamamos essas etapas de “pilares da implantação”.
O primeiro pilar: processos
É preciso se certificar que o sistema escolhido está alinhado com seus objetivos. Mapear e otimizar os processos devem ser os primeiros passos de qualquer empresa que deseja implantar um ERP. Esse pilar é fundamental, pois será nele que poderemos identificar quais as melhorias que o sistema deverá trazer para cada setor.
O segundo pilar: tecnológico
Não se deve nunca nortear suas decisões apenas no custo, invista em tempo para conhecer o fornecedor da solução, suas metodologias e tradição no mercado. O fornecedor do ERP deve oferecer um sistema que atenda às necessidades do cliente, que seja customizado de acordo com as regras de negócio do seu segmento reduzindo custos e tempo de implantação.
Vale ressaltar que a empresa que vai receber o ERP deve contar com uma boa infra-estrutura de TI (rede e internet), composta de um servidor que comporte o sistema e seu banco de dados e estações de trabalho adequadas. Uma rede bem estruturada garante o bom desempenho do sistema, evitando tempo excessivo de processamento e perda da conexão a todo instante.
O terceiro é último pilar: pessoas
De nada adianta investir em tecnologia sem qualificar as pessoas. Pessoas e tecnologias são complementares para o sucesso da organização! Quando um ERP é implantado não se trata apenas de mostrar os benefícios de um novo sistema, para consegui-los, em muitos casos, há a necessidade de mudar a cultura de trabalho. Investir o tempo adequado em treinamento aos usuários é necessário para ter total adesão,compreensão e pleno domínio das ferramentas por parte dos usuários.
Um dica: após a implantação monitore cotidianamente os processos para que os ganhos obtidos com o ERP não se percam ao longo do tempo, e invista em uma política de reciclagem anual dos usuários, afinal novos colaboradores são contratados e o próprio ERP já recebeu inúmeras atualizações.
Se você está prospectando um ERP ou pretende em algum momento fazê-lo, ao observar os pilares acima sua empresa tem grande chance de figurar nas estatísticas dos cases de sucesso.
Autor(a): Ingrid Barbosa