A falsificação e roubo de medicamentos tem sido um problema para a área de saúde, para os consumidores, e para a sociedade em geral . Essas práticas aumentam a cada dia, principalmente nos países pobres, agravando as condição de vida das pessoas vulneráveis, aquelas que mais precisam de amparo social.
Com objetivo de combater essas ações a ANVISA criou recentemente o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, e, através da publicação da RDC 157/2017 determinou que toda a cadeia de distribuição tenha implantada as regras de rastreabilidade.
Essa é uma tendência mundial, e que difere de país para país de acordo com as particularidades das normas regulatórias. Apesar de algumas diferenças, tem como finalidade proteger a segurança do paciente e garantir que os medicamentos serão submetidos a rígidos controles de qualidade e rastreabilidade antes de chegar aos consumidores.
Dentro da cadeia de suprimentos é fundamental que a movimentação seja controlada. Para isso será preciso rastrear todo o fluxo, da origem ao consumo, o que envolve as etapas de fabricação, importação, armazenamento e distribuição.
Os medicamentos serão serializados e rastreados durante a cadeia produtiva. A serialização significa que será marcado como único, e terá um código diferente dos demais do mesmo lote. Com a serialização será possível minimizar erros e problemas como: lotes trocados, saída de produtos do estoque em quantidades incorretas, falsificações e roubos, entre outras medidas.
Evitar que algum medicamento em situação irregular cause danos irreversíveis a alguém é um dos principais diferenciais em um sistema de qualidade. Vale frisar que a redução da possibilidade de adulteração de medicamentos no mercado significa mais segurança para toda a população.
A escolha do software ideal na gestão da sua empresa é um pré-requisito, uma vez que o rastreamento consiste em processos executados através de tecnologia. Ao prospectar um ERP escolha aquele que garanta a rastreabilidade dos lotes, e, se possível, a sua serialização, conforme exigência da Anvisa. Somente um sistema customizado com as regras de negócio do seu segmento é capaz de otimizar os processos e atender as necessidades dos seus clientes.
Gostou do conteúdo? Curta, comente e compartilha.
Autor(a): Ingrid Barbosa