Por gostar das histórias de personagens marcantes, assim que saiu a primeira edição em 2013 do livro “Sonho Grande” sobre a biografia de Jorge Paulo Lemann, corri para adquirí-lo, onde a autora Cristiane Correa conta a trajetória de sucesso do biografado, do grupo empresarial e dos outros dois sócios, Marcel Telles e Beto Sicupira.
Dentre tantos aprendizados, trago, para esse artigo, uma frase do Beto:
“Custo é igual unha, tem de cortar sempre”.
Nunca mais a esqueci, e venho, em minha atividade como gestor de empresa, constatando o quanto esta frase é verdadeira e estratégica.
Mas é bom ficar atento, porque cortar custos exige critérios, afinal, muitas vezes o barato sai caro, e a ausência de uma análise apurada pode trazer mais prejuízos do que economia.
Nesse artigo vamos orientá-lo como identificar desperdícios, revisar custos e comprar melhor, já que o sucesso das vendas, a rentabilidade e a competitividade são consequência direta da Gestão de Custos.
Custos Fixos, Custos Variáveis e Investimentos
O primeiro passo para a Gestão de Custos é elaborar um Plano de Contas para classificar receitas e despesas, e tipificar nas despesas os Custos Fixos e os Investimentos.
A diferença entre Custos Fixos e Variáveis é que o primeiro são as despesas que independem do quanto a empresa produziu ou vendeu, por exemplo: aluguel do imóvel, material de expediente, folha salarial do pessoal administrativo, telefonia e internet, tarifas bancárias etc. São gastos recorrentes, quanto menores, maior será a rentabilidade e a competitividade da empresa.
Têm profundo impacto na Formação do Preço de Venda, quanto maior o Custo Fixo, maior será o preço de venda, o que reduzirá a competitividade, ou a rentabilidade, quase sempre, ambos.
Os Custos Variáveis são os incidentes sobre as vendas. Por exemplo, impostos, frete, comissões da força de venda etc. Só acontecem se houver venda. Também têm impacto direto na Formação do Preço de Venda, e, a exemplo dos Custos Fixos, seu controle é estratégico para a competitividade e rentabilidade da empresa.
E o custo dos produtos, como são classificados?
O estoque é um investimento que a empresa realizou, e, a exemplo dos Custos Fixos e Variáveis, o Custo da Mercadoria também definirá a Formação do Preço de Venda. Como os demais, precisa ser muito bem negociado e administrado para que a empresa seja competitiva e lucrativa.
Como visto, a Gestão de Custos é um dos Fatores Chave de Sucesso, por isso, agora que estão conceituados e você sabe da sua importância, não negligencie, o sucesso do empreendimento está nas suas mãos.
Como implementar a Gestão de Custos
Há um pré-requisito, trata-se do Sistema de Gestão Empresarial, o famoso ERP, que seja especializado no seu segmento e entregue as funcionalidades necessárias.
Mas não basta que o ERP tenha todas as ferramentas, afinal estas não irão funcionar sem consultores qualificados que analisem o perfil da sua empresa para as devidas configurações; analise os processos internos e ministre o treinamento adequado para os usuários.
O Mercantis é um ERP especializado no distribuidor hospitalar, nele, dentre outras funcionalidades, você terá pleno controle dos Custos Fixos para que localize os desperdícios, e analise onde reduzir despesas.
Quanto aos Custos Variáveis, o Mercantis oferece:
- Regras Fiscais para gozar dos benefícios dos convênios e regimes especiais (reduz a carga tributária e ainda oferece segurança fiscal);
- Controle de Rotas;
- Comissões para a Força de Venda com valores variados de acordo com a margem de lucro.
Para as compras, o Mercantis dispõe do módulo Gestão de Suprimentos (o que comprar) com recursos que auxiliam a ser super competitivo:
- O que comprar (baseado no seu giro) e dos pedidos pendentes por falta de mercadoria;
- Dados estatísticos de cada produto a ser cotado com as seguintes informações:
- Datas das últimas compras;
- Quantidade comprada;
- Fornecedores;
- O que não comprar (produtos em estoque e sem giro).
Mesmo dispondo de todos esses recursos, ainda que necessário, não é suficiente, o sucesso da implantação é uma via de mão dupla, é imprescindível o engajamento e comprometimento da sua equipe, que irá garantir os melhores resultados empresariais.
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Geraldo Valle