Muito se tem falado em marketing digital seja para o comerciante, o prestador de serviços ou o distribuidor atacadista. As famosas mídias sociais vêm tomando o espaço das mídias tradicionais de forma constante e inexorável. Pra se ter uma ideia, em alguns países como os EUA, o investimento total das empresas no digital já ultrapassa o investimento nas chamadas mídias outbound como Rádio, TV, Cinema, Jornal etc. Não por acaso esse fenômeno consititui a tendência ao redor do mundo.
Isso significa que o papel das redes sociais já é mais que meros likes e compartilhamentos. A difusão de idéias, conceitos, histórias e propagandas tomou uma gigantesca proporção dentro desses espaços da cibercultura. E isso tem tudo a ver com o mercado de distribuição atacadista.
O distribuidor primeiramente fundamenta suas transações comerciais com clientes e fornecedores no relacionamento e na confiabilidade, o que, não raro, demora anos para se construir. A confiança é fator chave para o sucesso, principalmente quando se trata de pequenos e médios empreendimentos.
Para ganhar mercado e incrementar o faturamento alguns distribuidores assentam sua estratégia na exclusividade territorial de marcas de grande prestígio e que ofereçam preços competitivos. Outros buscam melhores condições com diversos fornecedores concorrentes entre si, para, ao final, comprando com condições diferenciadas, escalar vendas através de preços mais atrativos.
Não obstante, seja qual for a estratégia, sem serviços de qualidade você não conseguirá fidelizar os clientes. Sempre será preciso entregar o produto certo nas condições negociadas, com o lote correto e no prazo combinado.
É neste contexto que o marketing digital atua para o distribuidor. As mídias sociais proporcionam visibilidade e transparência à estratégia, seja ela marcas exclusivas, ou preços atrativos. Atua também na formação da percepção do mercado sobre o valor que só a sua empresa empresta às marcas que distribui através dos serviços. Ou seja, sua empresa terá sua identidade reforçada diariamente junto a clientes, fornecedores e demais stackholders.
São muitos os motivos para sua empresa investir no marketing digital, a começar pelos custos, infinitamente menores do que as mídias tradicionais. Proporcionam também canais de comunicação diretamente com seu público, com grande liberdade de interação e relacionamento. Portanto, não é preciso dizer que as empresas que se posicionam digitalmente ganham inúmeras vantagens em sua comunicação e relacionamento com seus clientes e fornecedores, em detrimento de seus concorrentes.
Ainda nesse sentido, encontrar clientes e fazer propaganda nunca foi tão fácil, barato e assertivo. Durante uma campanha digital, a empresa pode pausar e editar, e até mesmo cancelar as veiculações sem perdas ou maiores prejuízos. A ordem do dia é trocar o pneu do carro enquanto está em movimento.
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