O fornecedor de OPME sabe como é complexa a gestão dessa linha de produtos, há uma variedade de atividades e precauções para que se obtenha sucesso na cadeia de suprimentos, com conformidade, responsabilidade e, é claro, excelência.
Manter todos esses aspectos em ordem não é tarefa fácil, mas também não é impossível, uma vez que haja parceiros qualificados, experientes e especializados para te auxiliar nessa empreitada.
A seguir elencamos 3 erros de gestão na distribuição de OPME que você pode evitar com o propósito de estruturar um negócio rentável e perene.
1. Problemas com rastreabilidade
Ao montar controles com uso de planilhas, e sem um sistema especializado, sua distribuidora está correndo riscos desnecessários.
Um sistema de gestão especializado te entrega total rastreabilidade de cada material, desde a origem até a consignação e utilização com:
- nome do paciente;
- nome e CRM do médico;
- data e local do procedimento;
- fonte pagadora;
- número e a validade de cada lote.
Tudo isso sem nenhum lançamento específico, apenas registrando no sistema os dados necessários para o orçamento e consignação.
2. Falta de controle da parte comercial
Seu comercial precisa de informações para decidir melhor.
Um sistema especializado organiza, através de um Painel Gerencial dos Procedimentos (sintético e analítico), o status dos negócios:
- Procedimentos a Realizar:
- Pendentes de autorização (são os orçamentos em negociação);
- Autorizados sem agendamento;
- Autorizados com agendamento (aguardando separação).
- Procedimentos Em Andamento:
- Aguardando retorno.
- Procedimentos Realizados (usados):
- Pendentes de documentação;
- A faturar.
- Procedimentos Faturados
Com esse painel o gestor tem a empresa em suas mãos, ganha em tempo e produtividade para a melhor tomada de decisões.
Análise de curvas abc são importantes e complementares, como por exemplo curvas por:
- Médico;
- Clientes;
- Local do Procedimento;
- Produtos;
Com tantos recursos sua Força de Vendas vai voar!
3. Controle financeiro
Controlar as contas a receber e da inadimplência é imprescindível, do mesmo modo, analisar, através de gráficos, se a inadimplência está aumentando ou diminuindo é um recurso importante para a saúde financeira da empresa.
O módulo de cobrança permite ajustar as datas previstas no Contas a Receber, e assim, através do Fluxo de Caixa e do Controle da Disponibilidade Financeira é possível ter previsibilidade das receitas e despesas, e o correspondente saldo final a cada dia.
A rentabilidade por NF e por período são indicadores que não podem ser negligenciados. Através deles a empresa saberá se está realizando lucros ou prejuízos.
Um bom ERP oferece soluções para que a sua empresa funcione no azul, e assim você poderá por foco no que realmente interessa.
Se você pretende ter o controle financeiro para que a sua empresa esteja saudável, você precisa conhecer o Mercantis OPME, você vai se surpreender!
Os erros não param por aí!
Problemas do ponto de vista fiscal, controle de qualidade e de logística são comuns quando falamos em OPME.
No entanto, com o ERP Mercantis OPME da Tanis o gestor garante segurança absoluta para todos os processos, desde a aquisição dos produtos até a realização de cada procedimento. É a garantia de organização e controle de recursos, estoque e serviços logísticos para o negócio.
Sistema de gestão para OPME
Agora que conheceu alguns dos benefícios, dá para imaginar quanta diferença que um sistema especializado fará na rotina dos usuários e da empresa.
Fale com a gente! Convidamos você e os profissionais de cada área de gestão da sua empresa a conhecer o Mercantis OPME, o ERP customizado para o seu negócio.