Ter uma empresa em nosso país não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Agora, pense em todas as adversidades enfrentadas por empreendedores somando as especificidades da área da saúde e toda a regulamentação envolvida. É uma soma nada agradável e muito menos promissora.
Porém, existem diversos empresários que enfrentam todas essas intempéries e acabam executando com excelência o seu serviço na área de distribuição hospitalar. E é justamente com este profissional que desejamos conversar neste artigo.
Quer saber quais as principais dicas que a TANIS separou para você maximizar a distribuição na sua empresa?
Acompanhe mais um material repleto de informações:
1. CONFIRA TUDO SOBRE A SEGURANÇA FISCAL DA SUA DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES
A segurança fiscal é muito importante para os distribuidores hospitalares e ao mesmo tempo complexa devido ao nosso regime fiscal, mesmo assim as empresas precisam se adequar, caso contrário podem ser penalizadas com multas e, no limite, o fechamento do negócio.
A boa notícia é que através da tecnologia, utilizando as configurações de Regras Fiscais que ERPs como o Mercantis disponibilizam, seus documentos serão automatizados nas entradas e emissões de NFs em conformidade com o que a legislação prevê.
Por isso, ao prospectar um ERP, não negligencie com este recurso, afinal é o sistema que fará a entrada das NFs dos fornecedores e emitirá as suas notas de venda ou de qualquer outro tipo de operação fiscal.
Como automatizar as regras fiscais?
Os regimes especiais, termos de acordo e convênios são cadastrados no módulo de regras fiscais do ERP para que, com uma programação inteligente, sua empresa atue de forma correta, evitando multas e penalidades mais rigorosas.
Essa tecnologia é essencial para a segurança fiscal e empresarial, afinal, a outra alternativa dependeria de ter no quadro colaboradores editando os documentos para que os lançamentos estejam corretos.
Isso, além de caro, não otimiza o trabalho, pois são profissionais especializados, o que torna o processo moroso, ineficiente e sujeito a inúmeros erros.
É possível reduzir a carga tributária dos produtos hospitalares?
O segmento hospitalar é muito incentivado, por isso, conhecer e tratar os regimes especiais, termos de acordo e convênios pode levar a uma expressiva redução tributária, tendo como consequência o aumento da rentabilidade, tornando sua empresa mais competitiva.
2. IMPLEMENTE O BUSINESS INTELLIGENCE JUNTO AO ERP
O Business Intelligence na integração com o ERP proporciona às distribuidoras hospitalares múltiplos benefícios. Isso porque é uma forma de agrupar os dados para utilizá-los obtendo mais vantagens e melhorando a performance em diferentes aspectos. Oferece maiores possibilidades de interpretação da análise da informação para prever riscos e identificar oportunidades.
O ERP é um software que realiza várias tarefas com mais facilidade, e permite a criação, modificação, geração e distribuição de relatórios gerenciais. Isso afeta diretamente a capacidade de manter os departamentos sincronizados, o que facilita a troca de informações dentro da distribuidora.
Como o ERP é um poderoso sistema de gestão de negócios, o BI o complementa, eles trabalham juntos para promover o desenvolvimento dos negócios em uma direção mais promissora.
Resumidamente, entenda como o BI integrado com o ERP pode beneficiar sua distribuidora hospitalar:
- Relatórios mais eficazes;
- Fácil acesso aos dados online;
- Gerenciamento de caixa em tempo real;
- Formação de preço de vendas;
- Sincronizar e compartilhar informações entre departamentos de forma ágil e confiável;
- Melhor gestão do relacionamento com o cliente;
- Prever tendências e riscos de negócios;
- Obter maior lucratividade por meio da análise de dados de transações;
- Promover o estabelecimento de práticas de cooperação entre departamentos e colaboradores;
- Uma melhor visão de negócios pode tornar a tomada de decisões mais confiante.
Uma vez que ambas as ferramentas são focadas em trazer soluções inteligentes para os gargalos e necessidades da distribuidora, todo o progresso poderá ser acompanhado com precisão e monitoramento.
Afinal, é preciso acompanhar de perto as mudanças e estratégias adotadas, de modo que seja possível identificar problemas, falhas, erros e o que precisa melhorar.
3. ESCALE SUAS VENDAS E AUMENTE A PRODUTIVIDADE DA SUA EQUIPE
Saber precificar os produtos para escalar vendas com lucratividade é o que todos desejam, mas para isso é necessário critérios que permitam a sua força de vendas negociar com objetividade atendendo às necessidades da empresa e dos clientes.
Tudo começa pelo enquadramento tributário da sua empresa, porque os métodos de precificação são diferentes das que optaram pelo Simples, daquelas que estão no lucro presumido ou regime normal devido à carga tributária incidente sobre compra e venda.
É recomendável separar o segmento público do privado em função da jornada de compra do cliente, são formas muito distintas de atendimento e negociação.
A precificação começa com a organização dos custos envolvidos, e o primeiro deles é a apuração do custo dos produtos em estoque.
Existem muitas variáveis nesse processo, qualquer uma negligenciada ou calculada erroneamente irá repercutir na margem de lucro, podendo causar prejuízos ou perda de mercado, ambos são danosos para a pretensão da empresa.
Considerar os custos diretos, aqueles que só incidem sobre a venda, é outro fator fundamental (frete, comissões e impostos). Como também os custos fixos ou indiretos (aluguel, folha, energia elétrica e telefonia, entre outros), são eles que mantêm o seu negócio funcionando.
4. REALIZE UMA GESTÃO DE SUPRIMENTOS EFICAZ
No segmento atacadista, e, em especial, para o Distribuidor Hospitalar, a Gestão de Suprimentos é estratégica, um dos mais importantes Fatores Chave de Sucesso (FCS).
FCS são os pontos que os gestores precisam focar toda a sua atenção para alcançar o sucesso e evitar o fracasso. Por isso, não podem, de forma alguma, serem negligenciados.
É comum confundir Gestão de Suprimentos com Reposição de Estoque, esta é apenas uma das atividades da primeira.
Gestão de Suprimentos vem a ser o que, quanto, a que preço e de quem comprar para manter-se competitivo; inclui também o que não se deve comprar, e a classificação das vendas, dentre outras atividades.
Gestão de Suprimentos: O que não comprar?
Saber o que comprar, embora indispensável, não é suficiente, frequentemente a sugestão de compra apresenta-se abaixo do limite para gozar dos descontos estabelecidos pelo fornecedor ou aquém do valor da cota; outra hipótese é aumentar a quantidade para barganhar melhores preços.
5. TENHA UM CONTROLE FINANCEIRO
O grande erro de muitos gestores é não manter um controle de todas as suas movimentações financeiras, seja a capacidade de pagamento das obrigações, as projeções de compras e vendas, os gastos e custos na execução das operações, capital de giro, recursos disponíveis e tantas outras informações.
Sem esse controle não se consegue reduzir custos sem perder a eficiência, impossibilitando a realização ou o aumento do lucro.
Mas como administrar as finanças sabendo que se exige uma análise com tantos dados?
RESPOSTA: Use um software que seja útil para esse fim!
Centralizar tudo em um único sistema de gestão irá facilitar – e muito, acredite! – seu planejamento financeiro e, a partir de então, tudo estará automatizado, simples e direto.
Um sistema de controle financeiro vai ao encontro das necessidades da empresa em manter as informações disponíveis e atualizadas em tempo real, possibilitando uma visão ampla do que está sendo executado, dos recursos aplicados e dos ganhos, e de como melhorar o desempenho e alcançar melhores resultados.
Controle de Contas a Pagar/ Receber, controle da inadimplência, disponibilidade financeira, fluxo de caixa e resultado financeiro, são alguns diferenciais do Módulo Financeiro de um bom ERP.
Agora que você já sabe quais são as dicas preciosas que farão sua distribuidora aumentar exponencialmente as vendas — e consequentemente os lucros, que tal entrar em contato com a TANIS e conhecer todas as soluções que o nosso software pode trazer ao seu negócio? Preencha o formulário e conte para a gente como podemos ajudar a sua distribuidora a deslanchar.
A TANIS agradece sua visita! Nos vemos nos próximos conteúdos! ; )