A segurança fiscal é muito importante para os distribuidores hospitalares e ao mesmo tempo complexa devido ao nosso regime fiscal, mesmo assim as empresas precisam se adequar, caso contrário podem ser penalizadas com multas e, no limite, o fechamento do negócio.
A boa notícia é que através da tecnologia, utilizando as configurações de Regras Fiscais que ERPs como o Mercantis disponibilizam, seus documentos serão automatizados nas entradas e emissões de NFs em conformidade com o que a legislação prevê.
Por isso, ao prospectar um ERP, não negligencie com este recurso, afinal é o sistema que fará a entrada das NFs dos fornecedores e emitirá as suas Notas Fiscais de venda ou de qualquer outro tipo de operação fiscal.
Como automatizar as regras fiscais?
Os regimes especiais, termos de acordo e convênios são cadastrados no módulo de regras fiscais do ERP para que, com uma programação inteligente, sua empresa atue de forma correta, evitando multas e penalidades mais rigorosas.
Essa tecnologia é essencial para a segurança fiscal e empresarial, afinal, a outra alternativa dependeria de ter no quadro colaboradores editando os documentos para que os lançamentos estejam corretos. Isso, além de caro, pois são profissionais especializados, torna o processo moroso, ineficiente e sujeito a inúmeros erros.
É possível reduzir a carga tributária?
O segmento hospitalar é muito incentivado, por isso, conhecer e tratar os regimes especiais, termos de acordo e convênios pode levar a uma expressiva redução tributária, tendo como consequência o aumento da rentabilidade, tornando sua empresa mais competitiva.
SPEDs
É preciso atentar ainda da importância da geração dos SPEDs fiscal e contribuições, que dependem dos lançamentos corretos das NFs de entrada e saída, além das NFs de serviços, como energia elétrica, fretes etc.
Regras fiscais, pré-requisitos para formação do preço de venda
Outro aspecto relevante de contar com um ERP que trate corretamente dos assuntos fiscais diz respeito à formação do preço de venda.
Seja qual for a metodologia que a sua empresa adote é preciso calcular o custo da mercadoria na entrada, que, a depender do regime fiscal em que sua empresa se enquadre, será desonerado dos impostos recuperáveis, acrescido do rateio do frete e outros encargos. E a carga tributária na venda.
Sem estas informações apuradas o preço de venda será um “chute”.
Imagem da empresa – valor da marca
A empresa que cumpre com suas obrigações fiscais tem um ganho em sua marca. A postura correta do ponto de vista legal, em um país cuja sonegação é estimada, segundo o Sebrae, em 35%, demonstra valores éticos e de cidadania, afinal, se todos contribuíssem a carga tributária seria bem menor, e o estado poderia entregar mais e melhores serviços, principalmente à população vulnerável.
Como demonstrado, os ganhos são enormes, sem falar na tranquilidade dos acionistas e gestores que não serão surpreendidos com penalidades que, não raro, causam um grande dano à saúde do negócio.
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